Translate

Busca Ovni

Postagem em destaque

ACOBERTANDO? NASA CORTA TRANSMISSÃO AO VIVO APÓS SURGIMENTO DE SUPOSTO OVNI.

Uma transmissão feita pela estação espacial internacional foi interrompida quando um objeto estranho apareceu em cena. Veja ...

ULTIMA SEMANA

Europa enviará missão para investigar universo escuro


Universo: "Avaliamos todos os elementos e temos a certeza que a missão é factível e poderemos fazer ciência"




Barcelona - A nave que será usada na nova missão da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) para estudar o universo escuro, Euclid, está pronta para ser construída e deve ser lançada ao espaço em 2020.

"Temos certeza do êxito científico da missão, que nos revelará a estrutura do universo e nos ajudará a entender a enigmática energia escura", disse Francisco Castander, pesquisador do Instituto de Ciências do Espaço de Barcelona (IEEC-CSIC), que participa do projeto, além de ser membro da equipe da ESA e coordena a missão na Espanha.

"É um grande passo para a missão. Avaliamos todos os elementos e temos a certeza que a missão é factível e poderemos fazer ciência", afirmou o chefe do projeto Euclid, Guiseppe Raca.

A missão Euclid tem como objetivo investigar a matéria e a energia escura.

Em 2011, foi selecionada como uma das missões de classe média da ESA.

Desde então, os cientistas estudaram o projeto da missão até os últimos detalhes e, após a aprovação deles, agora iniciarão a construção da nave para o lançamento, que deve ocorrer em 2020.

A nave, com um telescópio de 1,2 metros de diâmetro, orbitará ao redor do ponto L2 de Lagrange, a 1,5 milhão de quilômetros da Terra, e obterá dados durante seis anos para revelar os segredos mais obscuros do universo.

Atualmente, os astrofísicos só sabem que menos de 5% da matéria tem forma visível.

O restante, a matéria escura, não pode ser vista, mas sua existência pode ser inferida a partir dos seus efeitos gravitatórios.

A Euclid cartografará as formas, posições e movimentos de 2 mil milhões de galáxias ao longo de mais de um terço da abóbada celeste.

A análise de dados permitirá que os astrônomos conheçam com mais detalhes as características e o comportamento da matéria escura.

A missão Euclid é formada por mais de mil cientistas de 100 instituições de 13 países europeus.