Translate

Busca Ovni

Postagem em destaque

ACOBERTANDO? NASA CORTA TRANSMISSÃO AO VIVO APÓS SURGIMENTO DE SUPOSTO OVNI.

Uma transmissão feita pela estação espacial internacional foi interrompida quando um objeto estranho apareceu em cena. Veja ...

ULTIMA SEMANA

Ismael Tereno: “Vamos mapear 40% do céu e 2000 milhões de galáxias”



O maior especialista português em lentes gravitacionais explica que um dos objetivos do Euclid é descobrir os mistérios da energia e matéria escuras, que constituem 95% do Universo mas não são diretamente detetáveis pelos telescópios

Alguns dos maiores nomes mundiais da astrofísica reuniram-se esta semana no CCB, em Lisboa, no Encontro Anual da Missão Euclid, da Agência Espacial Europeia (ESA). Estiveram presentes 400 cientistas de 14 países europeus e dos EUA. Portugal tem um envolvimento relevante no projeto, que custa €1000 milhões. O objetivo é lançar em 2020 um telescópio espacial para perceber por que razão o Universo se está a expandir de forma acelerada e como evoluiu a sua estrutura em dez mil milhões de anos, fazendo o mapeamento de 40% do céu e de 2000 milhões de galáxias. Ismael Tereno, coordenador científico do encontro, garante que a sua realização em Lisboa “vai dar grande visibilidade à participação nacional no Euclid”.

É a primeira vez que se realiza em Portugal o Encontro Anual da Missão Euclid. O que ganha o país com a iniciativa?
Portugal já tem um envolvimento significativo no projeto com 20 investigadores, a maior parte do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, mas o encontro vai dar grande visibilidade à nossa participação. E a ciência que está a ser feita cá passa a ser mais conhecida na Europa e nos EUA.

Há portugueses a liderar componentes do projeto?

Sim. Uma delas é o Rastreio de Referência da missão Euclid, onde estamos a desenvolver um software e algoritmos que permitem fazer um rastreio do céu e das galáxias o mais eficiente possível e compatível com todos os requisitos que são exigidos pelo projeto.

Que observações serão feitas a partir de 2020?

Vamos mapear 15 mil graus quadrados do céu [o céu é uma superfície esférica medida em áreas, em graus quadrados], o que corresponde a 40% do total. Não é mais porque o resto está ocupado pela Via Láctea e o que pretendemos é observar objetos extragalácticos. E vamos observar 2000 milhões de galáxias, que serão a base para o cálculo do fenómeno das lentes gravitacionais, onde tenho trabalhado como investigador. Estas lentes são formadas devido a uma distorção no espaço-tempo causada pela presença de um corpo de grande massa entre uma estrela ou galáxia e o observador.

Para que serve um mapeamento tão exaustivo?

Queremos medir a forma das galáxias muito distantes, que não são as espirais ou elípticas com boa resolução a que estamos habituados, mas pequenos pontos com poucos pixels na imagem. As mais distantes são de uma altura em que o Universo tinha apenas 25% da idade que tem hoje. A medição pretende determinar a distorção que a imagem de uma galáxia tem em relação à sua forma original, provocada pelas lentes gravitacionais. Como este efeito é muito pequeno, é uma medição muito delicada e que tem de ser feita dentro de um determinado ângulo de orientação em relação à posição do Sol.

Qual é o objetivo último da missão?

Estudar a energia e a matéria escuras. O Universo tem uma expansão acelerada que com o tempo teria tendência a diminuir, mas não é isso que acontece, o que significa que há uma fonte extra de energia que consegue acelerar o Universo, a energia escura, que não se sabe exatamente o que é porque não conseguimos detetá-la diretamente.

O que sabem os cientistas? 

Através dos modelos teóricos, admitindo um certo tipo de propriedades dessa energia escura, o que se sabe é o efeito que vai ter na formação da estrutura do Universo e na evolução da distribuição da matéria escura, que é a base material para a formação das galáxias e das estrelas e fonte da gravitação. A matéria escura é uma aglomeração de matéria como nas galáxias, só que não emite radiação eletromagnética. Por isso os telescópios não a conseguem detetar. O estudo das lentes gravitacionais é um meio para observarmos como a luz emitida pelas galáxias foi defletida e distorcida pela matéria escura, e que nos vai ajudar, por sua vez, a perceber a propriedade da energia escura.

Quanto tempo durará a missão? 

Seis anos, mas há sempre margem para o Euclid ser usado depois em novas observações. A sua preparação vai durar mais de 15 anos.

PARTICIPAÇÃO PORTUGUESA
Vinte cientistas do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), universidades do Porto, Lisboa e Beira Interior, estão envolvidos no projeto do telescópio espacial Euclid, da Agência Espacial Europeia. A liderança da participação portuguesa tem um coordenador científico, Ismael Tereno, o maior especialista português em lentes gravitacionais, e um membro da direção do consórcio internacional Euclid, António da Silva, ambos investigadores do IA e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Fonte de noticias: www.expresso.sapo.pt