A Nasa anunciou (03-02-2016) ter realizado com precisão, a uma distância de 684 milhões de km da Terra, a mudança de rota da nave espacial Juno, movida a energia solar. Com a operação, a agência antecipou em 151 dias a chegada da sonda Juno a Júpiter, agora prevista para o dia 4 de julho de 2016, às 3:18 (hora da Costa Leste dos EUA) – segundo informa Scott Bolton, pesquisador principal da missão Juno no Instituto de Pesquisa doo Sudeste (Southwest Research Institute) em San Antonio, no Texas.
Essa foi a primeira vez que se conseguiu uma manobra tão perfeita com uma nave movida a energia solar situada a uma distância tão grande da Terra. No momento da manobra, a nave Juno se encontrava a 82 milhões de km de Júpiter.
A próxima manobra de correção de trajetória está marcada para 31 de maio de 2016.
A próxima manobra de correção de trajetória está marcada para 31 de maio de 2016.
A sonda Juno foi lançada no dia 05 de agosto de 2011, com o objetivo de realizar 33 órbitas em torno de Júpiter, baixando 14 dias depois para a altitude de apenas 5.000 km acima das nuvens do planeta. Durante os sobrevôos, a espaçonave vai pesquisar as áreas de obscurecimento das nuvens de Júpiter e estudar suas auroras, para saber mais sobre as origens do planeta, sua estrutura, atmosfera e magnetosfera.
Fonte de noticias: www.cbn.globoradio.globo.com