Centro grande NASA imagem captada pelo Rover Curiosity mostra uma estrutura escura que, para especuladores, seria uma espaçonave alienígena
RIO - As missões com robôs na superfície de Marte estão produzindo uma quantidade sem precedentes de imagens em alta resolução do planeta vizinho. Para os cientistas, o rico material serve para melhor compreensão geológica do corpo celeste, mas, para curiosos e adeptos de teorias conspiratórias, são "provas" da existência de vida extraterrestre.
Durante essa semana, fóruns e blogs sobre ufologia divulgaram uma imagem captada pelo rover Curiosity que, segundo eles, mostra o que seriam destroços de uma espaçonave que teria se acidentado no planeta vermelho.
NASADestaque na rocha apontada como uma espaçonave
"Encontrei esta anomalia entre as últimas fotos do Curiosity. O objeto escuro parece com um UFO acidentado", escreveu Scott Waring no blog Ufo Sightings Daily.
Nos arquivos do blog, os autores veem o que seria uma mulher. "Nós vemos dois braços que são mais claros e o que parece ser uma cabeça com longos cabelos. É difícil dizer se é um ser vivo ou uma estátua".
NASAAlguns viram uma mulher na superfície do planeta vermelho
Para o cientista Ashwin Vasavada, que trabalha no projeto Mars Rover, da Nasa, a explicação para essa confusão é um fenômeno conhecido como pareidolia, que acontece quando o cérebro busca reconhecer objeto ou padrão familiar, mesmo que eles não existam. Como pessoas que vem ovelhas em nuvens, Jesus num copo de café, um coelho na Lua ou uma pequena mulher andando em Marte.
- Nós temos câmeras HD neste rover que excedem em muito qualquer imagem enviada ao planeta antes, e para encontrar essas coisas que enganam o seu cérebro para pensar que se trata de uma sereia ou algo assim, basta dar um zoom para criar uma sombra difusa - disse Vasavada, em entrevista à CNN.
Por acaso, o cientista trabalhou especificamente com a imagem em que os adeptos de teorias conspiratórias viram uma mulher.
- É um lugar que chamamos de contato geológico, onde temos muita areia perto de lama formada no fundo de um antigo lago - disse Vasavada. - Agora, três bilhões de anos depois, pequenos desvios de areia estão desmoronando. Quando você aumenta o zoom e olha para as luzes e sombras, eles parecem com a figura de uma pequena mulher. Mas ela teria algumas polegadas de altura, e não se moveu em meses, então não achamos que se trate disso.
De acordo com o pesquisador, ele e sua equipe gostam desse entusiasmo em torno das fotos enviadas pelo Curiosity, mas não levam essas teorias a sério. Porém, ele se diz tão esperançoso como todos de que a Nasa irá, um dia, encontrar evidências de vida em Marte.
- Não existe um grupo no mundo que ficaria mais feliz em ver algo assim como os 500 cientistas em todo o mundo que trabalham no projeto Curiosity - disse ele. - Mas até agora não vimos nada que seja tão óbvio como essas alegações. Nós não temos evidência de iguanas ou ratos marcianos até agora. Uma das nossas melhores descobertas é que Marte pode suportar a vida, mas apenas vida microscópica.