Translate

Busca Ovni

Postagem em destaque

ACOBERTANDO? NASA CORTA TRANSMISSÃO AO VIVO APÓS SURGIMENTO DE SUPOSTO OVNI.

Uma transmissão feita pela estação espacial internacional foi interrompida quando um objeto estranho apareceu em cena. Veja ...

ULTIMA SEMANA

Visita aos arquivos da CIA

Na esteira do lançamento de novos episódios da série Arquivo X, a agência de inteligência norte-americana apresenta em seu portal casos ufológicos que estudou nos anos 1940 e 1950, com atrativos suficientes para agradar aos fãs de Mulder e Scully.




Há relatos de naves alienígenas nos céus da Terra desde a antiguidade, mas o interesse por essas ocorrências aumentou muito a partir dos anos 1940, quando a II Guerra Mundial e a posterior Guerra Fria ajudaram a criar uma aura ameaçadora em torno de qualquer objeto voador misterioso. Os eventuais riscos para a segurança interna de investigar esses casos e divulgar os resultados abertamente levaram as principais potências a criar projetos militares sigilosos com esse objetivo.

As pesquisas mais robustas nos Estados Unidos foram feitas pela sua Força Aérea (USAF) por meio de três desses projetos, o Sign, entre 1947 e 1949, o Grudge, de 1949, e o mais longevo Blue Book, entre 1951 e 1969. Nesse ano, o relatório produzido pelo físico Edward Condon para a USAF concluiu que não havia evidências diretas da existência dos tais objetos. Portanto, a segurança nacional não estava ameaçada e seria bobagem continuar a investir dinheiro nas investigações. Foi o fim do Projeto Blue Book, que, pelo menos oficialmente, não teve sucessor.

A USAF foi o mais importante órgão do governo americano a investigar os chamados objetos voa­dores não identificados (mais conhecidos como Óvnis ou, em inglês, Ufos). Mas não foi o único. Por um conflito interno entre os serviços militares americanos no início da década de 1950, a Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) também foi acionada para estudar o assunto, como descreveu o jornalista e escritor espanhol Enrique de Vicente em artigo publicado em uma edição especial de PLANETA sobre ufologia em 1980 (veja o quadro acima). A ocorrência de Ufos foi pesquisada pela CIA até 1969, quando um relatório do físico Edward Condon desestimulou o interesse do governo americano em estudar o assunto.

Acesso digital

A CIA abriu em 1978 a consulta a centenas de documentos sobre casos ufológicos produzidos por seus agentes entre os anos 1940 e 1950. As dificuldades de acesso naquela época não permitiam o acesso hoje facilitado pela internet e pela digitalização desses arquivos. Agora, aproveitando o gancho proporcionado pelo relançamento da série Arquivo X, é possível conhecer a maior parte desses papéis, e no final de janeiro a agência divulgou em seu site o artigo “Take a Peek Into Our ‘X-Files‘” (“Dê uma olhada no nosso ‘Arquivo X’, no endereço 1.usa.gov/1WLkb0B).

O texto procura não tomar partido sobre a existência ou não dos Ufos: apresenta links de cinco casos que (o mais crédulo agente) Mulder adoraria investigar e de cinco outros documentos com os quais (a mais cética agente) Scully se sentiria à vontade. Todos são ótimos exemplos da investigação ufológica governamental da época.

O primeiro caso da lista de Mulder, de UFO sobre a Alemanha Oriental em 1952, tem ótimos ingredientes para prender a atenção. A testemunha, Oskar Linke, era qualificada (ex-prefeito de Gleimershausen) e deu uma descrição convincente de uma espécie de “enorme frigideira” pousada e de dois homens vestidos com roupas brilhantes que, quando perceberam a aproximação do homem e de sua filha, entraram rapidamente na nave. O objeto decolou devagar e, depois de ganhar altitude, sumiu rapidamente de vista. Linke fugiu depois com a família para Berlim Ocidental, onde ouviu falar de Ufos pela primeira vez. Até então, pensava ter visto um novo equipamento militar soviético.

Já os fãs de Scully lerão com interesse o arquivo sobre o Painel Científico de Ufos realizado em janeiro de 1953. Segundo o autor do texto do site da CIA, não se podia acusar os participantes de parcialidade quanto à hipótese de vida alienígena: “Foi interessante notar que nenhum dos membros do Painel se mostrou relutante em aceitar que a Terra pode ser visitada por quaisquer seres inteligentes extraterrestres de algum tipo, algum dia. O que eles não encontraram foi alguma evidência que relacionasse os objetos avistados a viajantes do espaço”.



Excerto

“Segundo (o major Donald) Keyhoe, a CIA começa a intervir diretamente no assunto a partir de um acidente ocorrido em abril de 1952, quando o secretário da Marinha (ministro) Dan Kimball pede explicações sobre os discos que seguiram seu avião rumo ao Havaí e defronta-se com o hermetismo da Força Aérea americana (USAF). Sua irritação chega ao máximo quando se inteira de que todos os informes dos pilotos da Armada e da Marinha passam pela mão da USAF sem que esta jamais se digne a procurar uma explicação convincente. A partir de então, Kimball começa a pagar-lhes com a mesma moeda. Quando a USAF pede-lhe o negativo de um magnífico filme, feito por um piloto da Armada, de um UFO voando perto de Tremonto, Utah, Kimball envia-lhes apenas uma cópia.”




Enrique de Vicente, “A CIA estará ocultando a verdade? Discos voadores x serviços secretos”, PLANETA 98-A, dezembro de 1980

Fonte de noticias: www.revistaplaneta.com.br